Direito Global
blog

Dia do Boi, do Churrasco e do Chimarrão

O Dia do Boi é comemorado anualmente em 24 de abril no Brasil. Esta data é uma homenagem à pecuária brasileira, um dos setores mais importantes da economia nacional. Porém, o Dia do Boi também serve para celebrar uma das principais paixões dos brasileiros: o churrasco!

Nesta mesma data é celebrado o Dia do Chimarrão entre os gaúchos, famoso nacionalmente pela tradição dos deliciosos churrascos! No Rio Grande do Sul, esta data foi oficializada através da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

O ato de “tomar um mate”, como se diz no Rio Grande do Sul, pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos. Em homenagem a este símbolo de grande importância para o gaúcho, foi criado o Dia do Chimarrão e do Churrasco, instituído a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948. A tradição de fazer uma espécie de chá feito com a erva-mate era comum entre os indígenas que habitavam a região sul do Brasil e atual Uruguai, principalmente entre os guaranis, aimarás e quíchuas.

Ao comentar as três datas, o gaúcho de Porto Alegre mas radicado em Brasília há muitos anos, o ministro aposentado Paulo Costa Leite disse: “O amor ao churrasco é o traço mais característico do gaúcho. Se for antecedido de uma roda de chimarrão fica ainda melhor para a gente dos pampas”. Costa Leite foi presidente do STJ, corregedor da Justiça Eleitoral (TSE) e atualmente está advogando na capital da República.

clica