Direito Global
blog

Fernando Barreto volta a ser advogado

O embaixador e escritor Fernando Mello Barreto Filho, após anos atuando em diversas e importantes embaixadas brasileiras, voltou a residir no Brasil. “Depois de anos no serviço público, de volta a vida “civil”, consegui reativar minha inscrição na OAB – Seção de São Paulo. Voltei a ser advogado!”. Fernando ganhou a carteira 31474, a mesma que usava até pedir suspensão da inscrição para atuar no Ministério das Relações Exteriores.

Fernando Barreto é formado pela renomada Faculdade de Direito da USP, mais conhecida como Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. EstudouLaw ( S.J.D.) na instituição de ensino University of Connecticut e é Master of Laws. (L.LM) na instituição de ensino Columbia University in the City of New York.

Um dos seus livros mais conhecidos, publicado pela editora Paz e Terra, tem 364 páginas e se chama “Os sucessores do Barão: relações exteriores do Brasil. A relação do Brasil com outros países, a partir da morte do Barão do Rio Branco em 1912, é narrada pelo autor segundo a perspectiva dos titutlares do Itamaraty. Na República Velha, o autor leva o leitor a acompanhar as dificuldades da diplomacia brasileira em defender posição de destaque na cena internacional para país de território extenso e população importante mas limitado à produção agrícola e possuidor de forças armadas inferiores à de seu principal vizinho.

No primeiro período Vargas, a obra descreve os caminhos percorridos pelo governo no Rio de Janeiro para passar de relutância entre o Eixo e os Aliados para ampla aliança econômica e militar com os Estados Unidos no conflito mundial. O último período tratado neste livro – a Política Externa Independente de Jânio e Jango – configura verdadeira alteração das prioridades da política externa brasileira.
« Menos