Direito Global
blog

Dia da Sogra

Amanhã, dia 28 de abril, é comemorado o dia da sogra no Brasil. Alvo de inúmeras piadas, ou do famoso bullying (como muitos preferem dizer hoje em dia), a mãe da noiva e a mãe do noivo têm papel fundamental nos preparativos e ocupam, depois dos noivos, o papel principal no dia do casamento.Para uns, a segunda mãe.

Para outros, uma cobra. Boa ou ruim, a sogra é figura presente na vida de quase todo mundo que encontrou sua cara metade. A efeméride foi criada em 1958 pelo presidente Juscelino Kubitschek, uma homenagem mais do que merecida.

Na época, os servidores federais enfrentavam atrasos no pagamento de salários. E na hora do aperto, quem é que dava aquela força no orçamento doméstico? A sogra, é claro. “Se salvava quem tinha sogra, ou seja, quem tinha algum amparo”, explica o professor e historiador Oswaldo Munteal, da PUC-Rio. Juscelino rendeu homenagem a quem segurava as pontas — e as contas — no fim do mês.

O Dia do Sogro é comemorado anualmente em 10 de março. Esta data foi criada com a intenção de homenagear a figura do sogro: pai do cônjuge de um indivíduo.

clica