Direito Global
blog

Dia do Oftamologista

Amanhã, dia 07 de maio, é comemorado o Dia do Oftalmologista. Esse é o especialista responsável pelo estudo e tratamento das doenças oculares. Os nossos olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo, e para evitar que os efeitos do ambiente agravem a saúde da sua visão é indicada a visita regular à uma clínica oftalmológica. A primeira deve acontecer por volta dos seis meses de vida, depois aos dois, quatro e seis anos (período de alfabetização). A partir de então, a consulta deve ser anual.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia, cegueira infantil e degeneração macular. Algumas das doenças crescem lentamente e até são reversíveis, mas é preciso um diagnóstico precoce para um tratamento que garanta a qualidade da visão e elimine a necessidade de cirurgia. Não espere o problema aparecer para procurar o especialista. As consultas e exames de rotina ao consultório do oftalmologista garantem a preservação da saúde dos olhos.

Sintomas que indicam que é preciso procurar o médico Oftalmologista:
Visão embaçada;
Perda progressiva da visão;
Dificuldade para se adaptar a diferentes tipos de luz;
Manchas na visão;
Visão dupla;
Olhos vermelhos;
Dores de cabeça;
Ardência;
Cansaço;
Dificuldade para enxergar;
Olho seco.

Problemas de visão mais comuns:
Miopia
É a dificuldade de enxergar objetos de longe.
Hipermetropia
É a dificuldade de enxergar de perto.
Astigmatismo
Faz com que os limites dos objetos fiquem embaçados ou que não se consiga enxergar corretamente linhas retas.
Presbiopia
É a dificuldade para focar objetos que estão perto. É mais comum após os 40 anos de idade devido ao envelhecimento natural do olho.
Estrabismo
É a falta de alinhamento entre os dois olhos, provocando o surgimento de visão dupla, dor de cabeça e o desvio dos olhos.
Glaucoma
É o aumento de pressão dentro do olho humano que provoca dor intensa nos olhos, visão embaçada e vermelhidão.
Catarata
É o surgimento de uma película branca no olho, diminuindo a visão e causando sensibilidade à luz.
Quais são os cuidados preventivos e tratamento das doenças oculares?

Alguns grupos precisam ter cuidados especiais. Doenças como a diabetes e hipertensão também podem ser identificadas por exames oculares. Quem é portador dessas doenças também pode melhorar o controle clínico um uma visita regular ao oftalmologista.