Direito Global
blog

“24 horas pelo glaucoma”

Em solidariedade ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aderiu à campanha “24 horas pelo glaucoma” e estendeu o convite ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Além de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, em seus canais de comunicação, o TJRR iluminou o Palácio da Justiça com luzes verdes, durante todo o mês de maio.

Glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e comprometimento visual. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas em todo o planeta e já causou a perda total da visão em 4,5 milhões delas.

Assintomática no início, a doença é mais comum em pessoas com mais de 35 anos, portadores de diabetes e aqueles com maior propensão a desenvolver pressão alta. O histórico familiar também deve ser observado, uma vez que pelo menos 6% das pessoas diagnosticadas já tiveram outro caso na família.

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Alguns especialistas recomendam ainda a cirurgia, para evitar a perda total da visão. Infelizmente, ainda não há métodos eficazes na prevenção. Por isso, é importante consultar um oftalmologista regularmente.