Direito Global
blog

Justiça 4.0

O Conselho Na​cional de Justiça (CNJ) está implementando o programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos, cujo objetivo é desenvolver ações e projetos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial, a fim de promover o acesso à Justiça.

Entre as ações, está a implementação do Juízo 100% Digital e do Balcão Virtual; o projeto da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ); o auxílio aos Tribunais no processo de aprimoramento dos registros processuais primários, consolidação, implantação, tutoria, treinamento, higienização e publicização da Base de Dados do Poder Judiciário (DataJud); e a colaboração para a implantação do sistema Codex.

A Justiça 4.0 será implementada por meio de parceria entre o CNJ e os tribunais brasileiros. O programa é uma concretização do 4º Eixo da atual gestão do CNJ e tornará possível conhecimento e transparência integral dos conhecimentos e das soluções desenvolvidas, além de auxiliar na implantação e na criação de estratégia de suste estabilidade.

clica