Direito Global
blog

Cai flamboyant simbolo do TJ-DF

O flamboyant que ficava em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) caiu para tristeza de magistrados, advogados e funcionários. Plantada como símbolo do TJDFT há mais de 50 anos, a árvore estava acometida por podridão na base, segundo informou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Acostumada a ver o flamboyant diariamente a advogada brasiliense Daniela Tamanini lamentou muito a capital da República perder uma árvore tão importante.

Segundo advogados que transitam com frequência pelo TJ as “suas flores vermelhas e seu tronco de raízes fortes encheram de vida e cor a se do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Lamentavelmente, a árvore não resistiu e tombou após anos de luta contra um fungo que atingiu seu tronco. O flamboyant deixará saudade aos olhos da cidade e daqueles que o admiravam”.

– Essa foi a árvore, cujas sementes geraram as demais, transformou Brasília na cidade mais verde do mundo. A afirmação é do conhecido jornalista brasiliense Valter Lima e que soube da história do flamboyant durante entrevista feita com o saudoso engenheiro florestal Ozanan Coelho na rádio Nacional. Ele era pioneiro e chefiou por muitos anos o Departamento de Parques e Jardins da Novacap. Ozanan Coelho faleceu no ano passado.