Direito Global
blog

Torcedores do Fluminense na ABL

Dois torcedores ilustres do Fluminense – a atriz Fernanda Montenegro e o cantor/compositor Gilberto Gil – disputam duas das cinco cadeiras vagas na Academia Brasileiras de Letras (ABL). O processo para eleger um membro dispõe de influências similares à da política, e além da forte contribuição intelectual, é importante cativar votos com os acadêmicos.

A atriz Fernanda Montenegro disputa atualmente a cadeira 17, que pertenceu a Affonso Arinos de Mello Franco. Tamanho é o prestígio da dama do teatro brasileiro, que Montenegro está sem concorrentes para a vaga. Entretanto, ser o único candidato não garante a aprovação, uma vez que os acadêmicos podem optar por não eleger, caso a pessoa não se enquadre no perfil.

Porém, com quase 80 anos dedicados à dramaturgia, Fernanda Montenegro é um desejo antigo dos acadêmicos, que insistiram por sua candidatura. Portanto, em breve o Brasil poderá ter sua dama do teatro imortalizada em uma cadeira da Academia Brasileira de Letras.

A cadeira 20, que pertenceu a Murilo Melo Filho, tem um candidato de peso: o cantor baiano Gilberto Gil.

Há algum tempo, a Academia Brasileira de Letras busca maior valorização da cultura popular brasileira, e também dispersa dos padrões romancistas e literários. Sendo assim, há membros historiadores, padres, médicos, como por exemplo o cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O essencial é ter escrito um livro de grande importância, explica a ABL.

clica