Direito Global
blog

Mulher assume comando da Disney Company

A The Walt Disney Company anunciou por meio de seu site a nomeação da primeira mulher como presidente do Conselho da marca, algo inédito nos 98 anos de história da empresa.

O Conselho da gigante do entretenimento agora será presidido por Susan Arnold, que trabalha ativamente na Disney há 14 anos. Além disso, ela tem experiência anterior como executiva da empresa de investimento global Carlyle.

De acordo com informações publicadas pelo portal da BBC, Susan deve assumir o cargo no final e dezembro, substituindo Bob Iger, que continuará com o cargo de CEO da companhia.

Em comunicado, Arnold falou sobre as expectativas para assumir o Conselho da empresa:

“Ao assumir esta nova função como presidente do conselho, espero continuar a servir aos interesses de longo prazo dos acionistas da Disney e trabalhar em estreita colaboração com o CEO à medida que ele desenvolve o legado secular de excelência criativa da empresa e inovação”, afirmou.

Sua nomeação ocorre em um momento em que grandes empresas estão se afastando de estruturas de gestão em que as funções de presidente e executivo-chefe são desempenhadas pela mesma pessoa, após pressão de especialistas em governança corporativa, investidores e, em alguns casos, reguladores para separar os dois cargos principais.

A saída de Iger marca o fim de uma era para a Disney, que ocupa uma função sênior na empresa desde 1996.

Em seu tempo como executivo-chefe, a Disney fez várias aquisições importantes, incluindo as da Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox. Em 2016, a empresa abriu seu primeiro parque temático e resort na China continental.

Vários outros executivos da Disney anunciaram planos de sair até o final deste ano, incluindo o chefe dos estúdios, Alan Horn, o presidente e diretor de criação da Disney Branded Television, Gary Marsh, e o conselheiro geral da empresa, Alan Braverman.