Direito Global
blog

TRT SC, 40 anos de fundação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Justiça do Trabalho vai garantir o pagamento de mais de R$ 1 bilhão a trabalhadores de Santa Catarina. O montante foi atingido pelo TRT-SC, que completou em dezembro 40 anos de fundação. Nesse período, foram julgados 2.699.203 de processos trabalhistas em SC, diante de 2.655.900 recebidos.

Desse montante, 77% (2 milhões) foram julgados no primeiro grau, que hoje conta com 60 varas distribuídas pelo estado e no ano passado registrou o menor tempo médio de tramitação no país: oito meses, quase a metade da média nacional. O resultado considera a média ponderada das duas fases processuais: seis meses no conhecimento (discussão do mérito) e um ano e dois meses na execução (cumprimento da sentença). Os demais 600 mil processos – a maioria recursos – foram julgados pelo TRT, sediado desde 1981 em Florianópolis (SC).

Este ano, o acumulado de janeiro a novembro mostra que a Justiça do Trabalho de SC recebeu 76 mil novos processos e recursos, dado que confirma uma tendência de queda nacional que começou em 2017. O ano da reforma trabalhista foi também o de recorde de novas ações e recursos no estado: 120 mil. Desde então, o volume refreou e manteve-se na faixa dos 95 mil casos novos /ano.