Direito Global
blog

Compra de livros

Com o objetivo de manter cada vez mais atualizada a Biblioteca Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) adquiriu 300 novos títulos para compor o acervo bibliográfico da entidade, que passa a contar com aproximadamente 2.040 publicações. As novas obras estão disponíveis para consulta e empréstimo e contemplam as áreas das Ciências Jurídicas, Exatas, Humanas, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas, com atualizações que contribuem diretamente para a formação de magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário. O investimento inicial equivale a R$ 22.038,33.

Também foram adquiridos títulos acadêmicos na área de Metodologia da Pesquisa, Literatura e com temáticas antidiscriminatórias, contemplando a bibliodiversidade e o contexto multidisciplinar. As obras estão em processos de catalogação e são disponibilizadas sistematicamente para empréstimos e consultas no SIABI – sistema de gerenciamento do acervo.

A previsão da direção da ESMAM é que mais obras digitais sejam acrescentadas à coleção, permitindo o alcance simultâneo de múltiplos usuários a um mesmo título, com acesso remoto, on-line e off-line em qualquer lugar e horário. “A ampliação do acervo faz parte da agenda institucional e a aquisição dos livros, neste momento, representa um incremento muito importante para a biblioteca, tanto na ampliação do volume, como na sua diversidade de temas e formas de acesso”, diz o diretor, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

A bibliotecária Manoelle Santos explica que, por ser uma biblioteca especializada, o projeto de aquisição conscentrou-se mais nas áreas das ciências do Direito, Sociologia, Economia, Educação, Tecnologia e suas contextualizações. “Porém, o acervo é variado e contribui consideravelmente no processo formativo do nosso público-alvo, ainda mais agora, com a ampliação do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa”, avalia.