Direito Global
blog

Memorial Evandro Lins e Silva

O presidente do Instituto dos Advogados Piauienses e do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados do Piaui (Cesa-PI), Alvaro Fernando da Rocha Mota informou hoje (18.01), data em que o piauiense de Parnaíba e que se notabilizou como um dos maiores advogados do país, o saudoso ministro Evandro Lins e Silva estaria completando 120 anos, que a Academia de Letras do Piaui (ALP) irá lançar, ainda este ano, uma obra completa sobre a vida do ministro Evandro.

Ex-presidente da OAB-PI, Alvaro Mota durante a sua gestão – 2002 a 2006 – anunciou a intenção de criar em Parnaíba um memorial em homenagem ao ministro Evandro Lins e Silva. Após deixar a presidência da instituição o tema acabou caindo no esquecimento. Hoje – disse Alvaro Mota – o que existe de concreto é a disponibilidade do terreno e o projeto de Oscar Niemeyer. ” Falta apenas construir. Estamos conversando com o prefeito de Parnaíba, o ex-governador Mão Santa, para enfim podermos prestar a justíssima homenagem ao ministro Evandro”.

O memorial será contruído na cidade de Luís Correia, na região do Delta do Parnaíba. Parnaíba é a terra natal de Evandro Lins, que por 20 anos foi conselheiro federal da OAB representando o Estado do Piauí e chegou a ministro do Supremo Tribunal Federal, cassado durante a ditadura militar.

Na época em que dirigia a OAB-PI Álvaro Mota, reuniu-se com o então presidente nacional da entidade, Roberto Busato, para expor o andamento do projeto do memorial. Conforme observou, o Piauí é um dos Estados no país que não tem uma obra de autoria do arquiteto responsável pela concepção de Brasília e de diversos monumentos brasileiros e internacionais.

“O projeto de instalar o memorial em Parnaíba, terra natal de Evandro Lins e Silva, quer também marcar uma das regiões turísticas mais belas do país; o museu que será instalado na casa em que nasceu o grande jurista pretende ser também exemplo e incentivo de cidadania e ética para as gerações atual e futuras”, disse Álvaro Rocha Mota.

Na sua gestão à frente da Seccional da OAB-PI o então presidente Alvaro Mota deu o nome do ministro Evandro Lins e Silva ao Plenario da entidade e ainda inaugurou um busto em frente à entidade.