Direito Global
blog

Agraciados com Medalha Rui Barbosa

A Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira, é concedida pelo Conselho Federal da OAB desde 1971. Desde a sua criação, 19 advogados brasileiros – e dentre eles apenas uma mulher – foram agraciados com a medalha. O primeiro advogado a receber foi o renomado jurista Heráclito Sobral Pinto. Também receberam até hoje a comenda advogados do quilate de Seabra Fagundes, Evandro Lins e Silva, Barbosa Lima Sobrinho, Paulo Bonavides, Hermann Assis Baeta, Paulo Medina, Augusto Sussekind, Raymundo Faoro e José Afonso da Silva. A única mulher condecorada foi a advogada gaúcha Cléa Carpi da Rocha. Ela Foi a primeira mulher a assumir a presidência da OAB do Rio Grande do Sul e há vários mandatos é conselheira federal da entidade pelo seu estado.

O último advogado a receber a comenda foi o ex-presidente da OAB de Alagoas, Nabor Bulhões, recebeu a medalha Rui Barbosa. Com grande trajetória na advocacia, o renomado jurista presidiu a Seccional entre os anos de 1987 e 1991 e foi conselheiro federal em diversas gestões. A homenagem ao advogado alagoano foi uma condecoração extra, a propósito dos 90 anos da OAB.

“Para mim, trata-se da maior homenagem, da maior honraria a que um advogado possa aspirar. Confesso que jamais imaginei que poderia ser distinguido com tão significativa e extraordinária homenagem dos advogados brasileiros. Estimo, sinceramente, que a generosidade que esta outorga encerra se deve certamente a minha dedicação à entidade ao longo de 40 anos, e por um período quase que idêntico ao do efetivo exercício da minha atividade como advogado, que sempre procurei exercer e tenho exercido com estrita obediência aos preceitos deontológicos da nossa profissão, todos fundados, mais do que no ideário, no exemplo que nos foi legado por Rui Barbosa”, disse Nabor Bulhões.

clica