Direito Global
blog

Agraciados com Medalha Rui Barbosa

A Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira, é concedida pelo Conselho Federal da OAB desde 1971. Desde a sua criação, 19 advogados brasileiros – e dentre eles apenas uma mulher – foram agraciados com a medalha. O primeiro advogado a receber foi o renomado jurista Heráclito Sobral Pinto. Também receberam até hoje a comenda advogados do quilate de Seabra Fagundes, Evandro Lins e Silva, Barbosa Lima Sobrinho, Paulo Bonavides, Hermann Assis Baeta, Paulo Medina, Augusto Sussekind, Raymundo Faoro e José Afonso da Silva. A única mulher condecorada foi a advogada gaúcha Cléa Carpi da Rocha. Ela Foi a primeira mulher a assumir a presidência da OAB do Rio Grande do Sul e há vários mandatos é conselheira federal da entidade pelo seu estado.

O último advogado a receber a comenda foi o ex-presidente da OAB de Alagoas, Nabor Bulhões, recebeu a medalha Rui Barbosa. Com grande trajetória na advocacia, o renomado jurista presidiu a Seccional entre os anos de 1987 e 1991 e foi conselheiro federal em diversas gestões. A homenagem ao advogado alagoano foi uma condecoração extra, a propósito dos 90 anos da OAB.

“Para mim, trata-se da maior homenagem, da maior honraria a que um advogado possa aspirar. Confesso que jamais imaginei que poderia ser distinguido com tão significativa e extraordinária homenagem dos advogados brasileiros. Estimo, sinceramente, que a generosidade que esta outorga encerra se deve certamente a minha dedicação à entidade ao longo de 40 anos, e por um período quase que idêntico ao do efetivo exercício da minha atividade como advogado, que sempre procurei exercer e tenho exercido com estrita obediência aos preceitos deontológicos da nossa profissão, todos fundados, mais do que no ideário, no exemplo que nos foi legado por Rui Barbosa”, disse Nabor Bulhões.