Direito Global
blog

Mais de 7 mil linguas faladas no mundo

O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo. Estima-se que existam mais de 7 mil línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer. O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta. O português é a nona língua mais falada no mundo.

1. Inglês (1268 milhões de falantes)

Falantes nativos: 379 milhões
Falantes não nativos: 753 milhões
Como o latim ou grego na época, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc. Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019). É também a língua oficial dos céus – todos os pilotos precisam falar e se identificar em inglês.

2. Chinês Mandarim (1120 milhões de falantes)

Falantes nativos: 918 milhões
Falantes não nativos: 199 milhões
Adicionando falantes nativos e não nativos, o mandarim é a segunda língua mais falada no mundo. No entanto, é o primeiro se apenas os falantes nativos forem levados em consideração. O mandarim não é realmente uma língua, mas sim um conjunto de dialetos da língua chinesa. O fato que unifica esses dialetos sob o mesmo nome é que seus falantes podem se entender. O mandarim é uma língua tonal, o que significa que o significado de uma palavra muda de acordo com a forma como a pronunciamos. Embora 20% dos que se conectam à internet falem chinês, pouco mais de 1% do conteúdo disponível na web é nesse idioma.

3. Hindi (637 milhões de falantes)

Falantes nativos: 341 milhões
Falantes não nativos: 274 milhões
O hindi é, junto com o inglês, uma das 22 línguas oficiais da Índia, o segundo país mais populoso do mundo. A diversidade linguística da região (mais de 1.600 línguas coexistem) explica a alta taxa de falantes não nativos que a usam como língua franca. Se você fala inglês, provavelmente já conhece um pouco de hindi e nem sabia disso! Algumas palavras como: ‘guru’, ‘jungle’, ‘karma’, ‘yoga’, ‘bungalow’, por exemplo, são palavras de origem hindi. Legal, né?

4. Espanhol (538 milhões de falantes)

Falantes nativos: 460 milhões
Falantes não nativos: 74 milhões
É a segunda das línguas mais faladas no mundo em termos de número de falantes nativos. Além disso, é o terceiro mais utilizado na internet. O Espanhol é o segundo idioma mais estudado no mundo também. Sua enorme expansão colonial levou a língua não só para a América, mas também para a África e a Ásia. Devido à migração, os Estados Unidos são o segundo país com maior número de falantes de espanhol no mundo.

5. Francês (277 milhões de falantes)

Falantes nativos: 77 milhões
Falantes não nativos: 203 milhões
O colonialismo permitiu que o francês se espalhasse pelo mundo. Hoje é a língua oficial de 29 países em diferentes continentes. Se o inglês é a língua dos negócios, o francês foi considerado a língua da cultura e até mesmo do amor. A sua enorme importância também se reflete no fato de ser a terceira língua com maior número de falantes não nativos.

6. Árabe (274 milhões de falantes)

Falantes nativos: 245 milhões
Falantes não nativos: 29 milhões
O árabe é a língua oficial de 26 países. Devido a essa dispersão territorial, trata-se, na verdade, de um conjunto de dialetos. É também a linguagem litúrgica do Islã. O árabe também influencioufortemente algumas línguas europeias, como o espanhol e o português: algumas palavras soam exatamente iguais. Não é apenas a língua que valoriza o enorme legado cultural do mundo árabe, mas também uma ferramenta necessária para o campo dos negócios naquela região do mundo.

7. Bengali (265 milhões de falantes)

Falantes nativos: 228 milhões
Falantes não nativos: 37 milhões
O bengali é a língua oficial de Bangladesh. Pode ser uma surpresa que uma língua falada em um território tão pequeno apareça na lista das línguas mais faladas do mundo, certo? No entanto, o fato é explicado pela densidade populacional daquela região. Além disso, é falado em algumas áreas da Índia e da Birmânia. O alfabeto bengali tem um ponto bem interessante: cada consoante tem um som de vogal embutido, o que é bastante incomum para os ocidentais.

8. Russo (258 milhões de falantes)

Falantes nativos: 154 milhões
Falantes não nativos: 104 milhões
Menos surpreendente é a inclusão do russo entre as línguas mais faladas no mundo se pensarmos em sua extensão territorial. É a língua oficial de quatro países, mas também é falada em todos os que fizeram parte da ex-União Soviética. É a língua com o maior número de falantes nativos em toda a Europa. A gramática russa é conhecida por ser complicada e difícil de entender, porém, o russo tem apenas cerca de 200 mil palavras (o inglês tem cerca de 1 milhão), razão pela qual a maioria delas tem mais de um significado.

9. Português (252 milhões de falantes)

Falantes nativos: 221 milhões
Falantes não nativos: 13 milhões
O português é outra das línguas que se expandiu no período colonial europeu. Hoje é a língua oficial de 9 países divididos entre Europa, América, África e Ásia. O maior expoente em termos de extensão territorial e número de falantes é o Brasil. Além disso, é a língua mais falada no hemisfério sul. Porém, o idioma tem status oficial em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Saiba mais sobre as principais características dos países que falam português.

10. Indonésio (199 milhões de falantes)

Falantes nativos: 43 milhões
Falantes não nativos: 155 milhões
É a língua oficial da Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo. Tem a peculiaridade de não ser a língua nativa da maioria de seus falantes. É, portanto, uma segunda língua necessária para o entendimento mútuo em um país com mais de 200 línguas. Apesar dos preconceitos ocidentais, com uma estrutura simples e pronúncia fácil a seu favor, o indonésio é surpreendentemente fácil de aprender.