Direito Global
blog

“Mulher também sabe bater um bolão!”

A ex-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Rocha comentou hoje (24) a passagem do Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Segundo a ministra, ” o sufrágio feminino celebra 90 anos de existência e comemora a inclusão das mulheres na formação do processo político- democrático nacional.

E acrescentou: “Fruto de lutas e resistências, a participação das sufragistas em prol das reivindicações igualitárias da cidadania restou formalizada no Código Eleitoral, em 24 de fevereiro de 1932, a despeito de pender aprimoramentos em face da exclusão dos analfabetos de ambos os sexos.

Sem embargo, ele marca uma vitória significativa do movimento feminino brasileiro e dos avanços históricos alcançados em favor das mulheres. De Bertha Lutz a Maria da Penha muitas foram as conquistas, contudo, há ainda um longo caminho a ser trilhado em favor da isonomia entre os gêneros.

A questão é complexa e reflete um longo caminhar histórico, um caminhar que se iniciou em 1874 quando as mulheres conquistaram o direito de frequentar a universidade, avançou em 1932 com o sufrágio universal e descortinou-se em 2007 quando a seleção feminina de futebol profissional ganhou a medalha de ouro nos jogos pan-americanos mostrando que mulher também sabe bater um bolão!”

clica