No próximo dia 11 a baiana Ana Lúcia Alves da Silva, de 59 anos, irá colar grau na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde realizou o sonho de cursar Pedagogia após passar a maior parte da vida na rua e nos lixões. A futura professora Ana Lúcia não teve oportunidade de frequentar a escola na idade regular e precisou ser astuta para não perder o contato com os livros, já que não tinha incentivo do pai na sua educação.
Sua vocação vem desde cedo. “Gostava de ensinar os adultos a ler e escrever. Eu ajudava meus vizinhos a escreverem o nome, ensinava a ler o letreiro do ônibus… Sempre tive essa vontade direcionada à educação. Minha faculdade é uma conquista tão grande para mim que ninguém é capaz de avaliar. Só fico triste pensando se ainda vou conseguir dar aulas, se vai dar tempo de realizar esse sonho. Não fiz o curso só por fazer, quero ser a melhor professora”.
Ela e sua família moravam em Jacobina, na Bahia, em uma casa sem energia elétrica. Depois que seu pai faleceu, sua mãe e seus irmãos mudaram-se para Salvador em busca de melhores oportunidades. Na época com 23 anos, Ana resolveu ficar na cidade.
Sozinha, sem ter onde morar, e longe dos familiares, dormiu em praças, casas de outras famílias e assim foi levando uma vida simples tirando o sustendo do lixo. Alguns anos depois, decidiu seguir também para Salvador na esperança de mudar de vida.