Direito Global
blog

O juiz e o cineasta

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco recebeu em seu gabinete, o cineasta Cláudio Marques, cujo novo longa-metragem trará a história de uma Oficiala de Justiça e utilizará o Fórum Ruy Barbosa como cenário para cenas da produção.

No decorrer da conversa, o desembargador buscou conhecer um pouco mais sobre Cláudio Marques, importante personalidade de Salvador, conhecido principalmente pela idealização e pela coordenação do Cine Metha Glauber Rocha. Diretor, produtor, roteirista e montador, Marques possui uma notável carreira cinematográfica. Em parceria com Marília Hughes, já realizou cinco curtas-metragens e quatro longas-metragens, exibidos em mais de 200 festivais – nacionais e internacionais – e vencedores de cerca de 70 prêmios.

O longa-metragem “A Mensageira” será o primeiro projeto solo do diretor e Marília Hughes, desta vez, assinará a produção executiva. O filme narra a história de Íris, uma mulher preta, Oficiala de Justiça, moradora de Salvador. Em seu trabalho diário, Íris andará pela cidade, em contato direto com a população, vivenciando questões difíceis e, muitas vezes, perigosas. “Em determinado momento, diante de uma situação, ela vai perceber que precisa compreender, de fato, o real significado da palavra Justiça”, conta Marques.

As filmagens têm previsão para ocorrer neste mês de abril e, também, no mês de maio, sem qualquer prejuízo ao funcionamento do Fórum.