Direito Global
blog

Wadih Damous 6.6

Na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, o ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Nemer Damous Filho irá completar 66 anos. Torcedor “doente” do Vasco e de família maranhense, Wadih está em campanha para retornar ao Congresso Nacional como deputado federal. Amigos da área de Direito como ele, como o governador do Maranhão, Flávio Dino, o ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maues, o ex-vice-presidente da Seccional do Rio, Ronaldo Cramer, Cláudio Souza Neto, Maira Fernandes, Marcus Vinicius Cordeiro, Nicola Manna Piraíno, Sergio Batalha etc … prepararam uma grande festa para homenagear o dirigente que comandou a Seccional da OAB-RJ por dois mandatos consecutivos, sempre escolhido pelo voto direto do advogado.

O governador do Maranhão, na época juiz federal Flávio Dino e Wadih Damous lançaram em 2005 o livro Medidas Provisórias: Origem, Evolução e Novo Regime Constitucional. O livro faz uma análise completa sobre as Medidas Provisórias, inserida num amplo quadro histórico-político que ultrapassa a discussão jurídica. A obra também traz a tona o debate sobre a edição das MPs, atualizando temas como presidencialismo e parlamentarismo, separação dos poderes e o processo legislativo contemporâneo.

Editado pela Lúmen Júris, o livro aborda a supressão do Poder Legislativo pelo Executivo, ante a total ausência de limites explícitos para a edição de MPs.