Direito Global
blog

Jales (SP) completa amanhã 81 anos

Jales, conhecida pelo apelido de “Centro de Região, no interior de São Paulo, é a cidade natal da personagem Janete do livro Bom dia, Verônica de Raphael Montes e Ilana Casoy. A cidade está em festa porque amanhã, dia 15 de abril, completa 81 anos. O município foi criado por determinação da Assembléia Legislativa Estadual de acordo com o projeto de lei Qüinqüenal, da Divisão Territorial, Administrativa e Judiciária do Estado e elaborado pela comissão de Estatística, em cumprimento à Resolução nº 1 de 15 de janeiro de 1948.

Em Brasília reside há vários anos um jornalista nascido m Jales no dia 20 de julho de 1962: Artur Pimenta de Oliveira, o Artur Filho da rádio Justica do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo sendo a sua cidade distante cerca de 750 quilômetros da capital federal, Artur Filho não deixa de visitar Jales quando tem um feriado prolongado. Um dos seus sonhos é retornar à cidade onde nasceu, cresceu e aprendeu a fazer jornalismo assim que se aposentar. “Sou quase um idoso, completo 60 anos em julho, e já vislumbro o dia que trocarei a linda capital do pais pela minha cidade natal”, afirmou Artur Filho muito amigo de outro grande jornalista da capital, porém nascido em Anapolis (GO), o conhecido e competente Valter Ângelo de Lima.

Datam da fundação de Jales os primeiros prognósticos e estudos feitos sobre as enormes possibilidades da região com finalidades de favorecer sua expansão. Riscaram as zonas urbanas e suburbanas, em função dos futuros melhoramentos e também com o fim de incrementar as pequenas propriedades agrícolas. Criou-se um plano de aproveitamento do solo para a cultura racional e intensiva do café, algodão, arroz e cereais em geral, com o aproveitamento de maquinaria por meio de processos técnicos e modernos. Com apenas 100 habitantes, iniciou-se como pequena vila. Com o correr dos tempos, maravilhados com as possibilidades da região, começaram a aparecer os pioneiros e a aumentar a população. Expandiu-se assim, a cidade nos moldes pré-estabelecidos.

Suas terras fertilíssimas são produtos de aluviões dos grandes rios. O solo oferece características próprias para a formação de excelentes pastagens, recurso natural que incentiva a pecuária. Nas glebas mais elevadas aparece um solo formado por terras silico argilosa massapé ou roxa, variedade rica para a policultura.

A sede municipal fica situada na antiga vila do mesmo nome, e com terras do ex-distrito de Jales, antes incorporados ao município de Fernandópolis. Jales contava até 1993 com três distritos: a sede Municipal (Jales), Vitória Brasil e Pontalinda. É sede de comarca pela Lei 1.940 de 03 de dezembro de 1952. A comarca abrange Jales, Santa Albertina, Mesoplis, Pontalinda, Vitoria Brasil, Dirce Reis e Paranapuã.