Direito Global
blog

Como faz falta um José no Supremo

Dois ex-decanos do Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido lembrados com muita frequência nos corredores dos tribunais nos últimos dias em virtude das crises vividas entre os Poderes Executivo e Judiciário: José Carlos Moreira Alves, que completou 89 anos no último dia 19 de abril e José Paulo Sepúlveda Pertence, que completa 85 anos em 21 de novembro próximo. Ambos estão aposentados do serviço público e apenas Pertence continua advogando em escritório próprio em Brasília. Os dois residem no mesmo prédio na 313 sul. Como disse um advogado com larga experiência no STF e nos tribunais superiores “quem preza a Corte sabe da importância desses dois como magistrados. Juiz tem que ser igual aos dois e ponto final”.

Outro advogado com longo tempo de atuação na capital federal afirmou que “todo novo integrante do Supremo quando senta naquela cadeira amarela dos deuses (cadeira do Plenário) olha para cima e diz para si próprio: sou o novo Sepúlveda Pertence”. Até hoje, desde que Pertence pendurou a toga, nenhum soube herdar os ensinamentos desse mineiro de Sabará. A questão é muito simples: Pertence é único. Tinha liderança no Judiciário, no Ministério Público e na OAB.

A pergunta que o mundo jurídico faz todos os dias: quando vai surgir um novo líder no Judiciário ? Sem um líder as crises vão se suceder ano após ano. O problema é que ninguém enxerga uma luz no final do túnel. Como faz falta um José com qualidade jurídica e intelectual no Supremo.

Com esses dois “Josés”, o Supremo era de fato a Suprema Corte !!!