Direito Global
blog

“O meu pé de laranja lima”

Muitos do que compõe hoje o mundo jurídico brasileiro assistiram, quando crianças, na década de 70, na extinta Tv Tupi (hoje SBT) o seriado de muito sucesso chamado de “O meu lé de laranja lima. O ator principal era Haroldo Botta , um dos maiores astros mirins da televisão brasileira. Ele nasceu em São Paulo no dia 24 de abril de 1960. Haroldo Botta foi casado com a atriz Tânia Bondezan (1984-1987), e tem três filhos. Defensor da natureza, ele tornou-se um ativista ambiental, fundou a Ecovila de São Pedro. O município de São Pedro fica localizado a 190 kms São Paulo
e 100 kms de Campinas.

A história do doce menino Zezé, que conversa com o pé de laranja-lima e tem uma bela amizade com o velho português Manuel Valadares era baseada no livro homônimo de José Mauro Vasconcelos. A novela atingiu grande audiência, e fez de Haroldo Botta um novo astro da televisão. Após o final de O Meu Pé de Laranja Lima ele atuou em Nossa Filha Gabriela (1971), também na Tupi, e depois foi para a Globo, onde fez Uma Rosa Com Amor (1972).

Mas a Tupi queria seu astro mirim de volta, e recontratou Haroldo, que atuou em diversas novelas nos anos seguintes. Na emissora ele atuou em As Bruxas (1970), Camomila e Bem-Me-Quer (1972), A Barba Azul (1974), Ovelha Negra (1975), O Julgamento (1976), Aritana (1978) e Gaivotas (1979). Haroldo também atuou em alguns dos maiores sucesso da teledramaturgia nacional feitos pela Tupi: Mulheres de Areia (1973), A Viagem (1975) e Éramos Seis (1977). Na mesma época em que estava sob contrato com a Tupi, fez alguns teleteatros na TV Cultura.

Em 1976 Haroldo fez sua estreia no cinema, interpretando o menino jornaleiro assassinato nas cenas iniciais de Paranoia (1976), de Antônio Calmon. Mas sua intensa atividade na TV o impediu de aceitar muitos papéis nas telonas.
Em 1980 a Tupi teve suas atividades encerradas. Haroldo Botta, que havia crescido em frente as câmeras, foi então para a Rede Globo, onde foi promovido a galã juvenil.

Na emissora, ele fez a novela Marina (1980), ao lado de outro jovem proeminente ator, Edson Celulari (com quem ele havia atuado em Gaivotas, na Tupi). Na época, ambos dividiram um apartamento no Rio de Janeiro. Na Globo ele ainda faria O Amor É Nosso (1981), uma novela que foi mal sucedida. O ator também participou de programas humorísticos como Estúdio A… Gildo!, Chico Anysio Show, Viva o Gordo, e apareceu no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Na época, também foi apresentador do programa Telecurso 2º Grau.

Na década de 1980, também começou a trabalhar ativamente no teatro. Haroldo ainda atuaria nas novelas Dona Beija (1986) e Mania de Querer (1986-1987), na TV Manchete, e depois ficou muitos anos afastado da televisão, retornando apenas para participar de um episódio do programa Você Decide, em 1998. Na década de 1990 ele deixou definitivamente a carreira artística. Haroldo Botta começou a aprofundar-se em estudos místicos, e resolveu que era hora de valorizar mais a sua família. Ele tornou-se consultor de feng shui, e passou a fazer palestras sobre bem estar e estilo de vida saudável.

clica