Direito Global
blog

Hamilton Carvalhido faria amanhã 81 anos

Se fosse vivo o saudoso ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) completaria amanhã, dia 10 de maio, 81 anos. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, que posteriormente mudou o nome para Universidade Gama Filho em 1963. Ingressou no Ministério Público do Estado da Guanabara alcançando o cargo de Procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro por dois biênios entre 1995 e 1999.

Paralelamente a sua carreira, foi professor universitário, entre outras, da Universidade Gama Filho, UniCEUB e Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Em 1999 seu nome foi escolhido para ocupar uma vaga de ministro do STJ destinada a membro do Ministério Público, aberta com a aposentadoria de José Fernandes Dantas. Nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, foi empossado em 20 de abril de 1999. Escolhido em votação no STJ, tornou-se ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), empossado em 20 de abril de 2010.

Morreu em 17 de janeiro de 2021 em São Paulo, aos 79 anos, após complicações decorrentes da COVID-19. Foi casado com a procuradora de Justiça Eunice Pereira Amorim Carvalhido, atualmente chefe do gabinete do Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

clica