Direito Global
blog

Morre filha mais velha de Israel Pinheiro

Aos 96 anos, morreu, no domingo, no Rio de Janeiro Maria Ignêz Uchôa Pinheiro, a Dona Marinês, como gostava de ser chamada, a filha mais velha de Israel Pinheiro, um político e responsável pela construção de Brasília, Seu pai foi o primeiro prefeito do Distrito Federal, alem de ter sido um dos pioneiros da siderurgia no Brasil, e diretor da Companhia Cerâmica João Pinheiro. Dona Marinês foi cremada e as suas cinzas estão sendo transportadas para Brasília levadas pela diplomata Maria Helena Pinheiro Penna.

Dona Marinês sempre trabalhou lado a lado do pai, em uma posição privilegiada que permitiu a ela registrar em sua memória, o que viu, viveu e respirou como poucos, a monumental obra que foi a construção de Brasília. Um marco definitivo para o projeto de desenvolvimento nacional do Brasil. Segundo seus amigos mais próximos, era exímia contadora de histórias, seus olhos brilhavam toda vez que falava sobre a formação da capital do país, encantando seus ouvintes. Perdemos com sua partida, fica seu legado de defesa da memória de Brasília, solidificado com o seu enorme esforço na construção do Espaço Israel Pinheiro, localizado ao lado do STF e quase em frente ao Palácio do Planalto.

Israel Pinheiro da Silva nasceu em Caeté,Minas Gerais, em 4 de janeiro de 1896 vindo a falecer em Belo Horizonte no dia 6 de julho de 1973.

clica