Direito Global
blog

Distribuição de notebooks

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) recebeu mais uma remessa de 1.500 notebooks em continuidade ao Plano de Modernização do Parque Tecnológico do Poder Judiciário do Pará, iniciado em março de 2022. Os equipamentos serão destinados ao uso de magistrado(a)s e servidores (a), em substituição aos computadores desktops utilizados atualmente nas unidades administrativas e judiciárias do TJPA.

O modernização do Parque Tecnológico é uma iniciativa da Presidência do TJPA que prevê a substituição dos mais de 6 mil computadores do tipo desktop, utilizados por magistrado(a)s e servidore(a)s do Poder Judiciário do Estado do Pará, por notebooks de última geração. A distribuição das primeiras 4 mil máquinas ocorre ao longo deste ano.

A Secretaria de Informática do TJPA, executora do Plano de Modernização, promoveu a segunda rodada de entrega e instalação de 336 notebooks, entre os dias 3 de abril e 6 de maio, por meio da denominada Rota Terrestre 2. A rota de atendimento abrangeu as Comarcas de Tailândia, Goianésia do Pará, Jacundá, Breu Branco, Novo Repartimento, Pacajá, Anapú, Senador José Porfírio, Vitória do Xingú, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Rurópolis, Novo Progresso, Itaituba, Jacareacanga e no Termo Judiciário de Aveiro.

O trajeto, em sua maioria, foi realizado por via terrestre, pela Rodovia Transamazônica. No entanto, em locais de difícil acesso, priorizou-se a utilização de transporte aéreo e fluvial, a exemplo do deslocamento aéreo de Itaituba para Jacareacanga, para atendimento realizado nessa Comarca, assim como a necessidade de uma rota 100% fluvial para a realização de trabalhos na Comarca de Senador José Porfírio.

Antes de serem encaminhados às Comarcas, todos os notebooks foram submetidos a um tratamento prévio de configuração pela equipe técnica do TJPA, formada por analistas e técnico(a)s da Secretaria de Informática. No momento da instalação, a equipe também realizou a configuração dos equipamentos e da rede interna, além de auxiliar o corpo funcional na utilização de ferramentas disponíveis.

clica