Direito Global
blog

Brasil já teve 38 presidentes da República

Desde 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República e tomou posse o primeiro chefe de governo, Deodoro da Fonseca, o Brasil já teve (inclusive com ele e o atual Jair Bolsonaro) 38 presidentes da República. Desses, Getulio Vargas foi eleito três vezes e permaneceu no governo, ao todo, 18 anos e 100 dias. Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff ocuparam o Palácio do Planalto, respectivamente, 8 anos; 8 anos e 5 anos e 243 dias. O que menos tempo permaneceu no cargo foi Carlos Luz, 3 dias, porque foi deposto e substituído por Nereu Ramos.

Ranieri Mazzilli assumiu duas vezes o governo. Na primeira vez assumiu interinamente por 13 dias na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados por somente treze dias. Não houve solenidade de posse. O poder de fato era excedido pela junta militar brasileira de 1961, formada por: Odílio Denys, ministro do Exército; Gabriel Grün Moss, ministro da Aeronáutica; e Sílvio de Azevedo Heck, ministro da Marinha.

Assumiu novamente a presidência na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados, novamente por 13 dias. O caráter transitório do segundo mandato presidencial de Ranieri Mazzilli dispensou a cerimônia e o assentamento da sua posse no Livro de Posse. Embora fosse o presidente formal, o poder de fato era exercido pelo Comando Supremo da Revolução, formado por: Artur da Costa e Silva, ministro do Exército; Augusto Rademaker Grünewald, ministro da Marinha; e Francisco de Assis Correia de Melo, ministro da Aeronáutica. Seu segundo mandato foi concluso conforme o determinado no AI-1.

clica