Direito Global
blog

Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) será celebrado amanhã, dia 8 de junho. O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos. Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. O Dia dos Oceanos foi criado durante a Rio-92, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro. A data é celebrada há 30 anos, isto é, desde 1992, no entanto, a ONU (Organização das Nações Unidas) apenas oficializou a comemoração em 2008.

Existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares.Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos. Para marcar a data, a Recicla Latas — entidade gestora criada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) — realiza amanhã, de 9 às 12 horas, o primeiro mutirão de limpeza de praias no Rio de Janeiro. A ação acontecerá nas praias de Ipanema e Leblon. O evento tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental, a importância da limpeza de praia e a destinação correta dos resíduos sólidos. A ação conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Programa Combate ao Lixo no Mar, Recicla Orla, Guardiões da Orla Carioca e Kafango Verde.

Além da limpeza de praia, o clean-up também contará com uma triagem educativa, às 10h30, e rodas de conversas com especialistas sobre a relação entre a reciclagem e preservação dos oceanos, a partir das 11h. A ideia desses momentos é mostrar para as pessoas a importância do descarte correto de resíduos e como isso afeta todo o ecossistema se for feito da maneira incorreta. Vinicius Peruzzi, do Guardiões da Orla Carioca e professor da UFRJ, falará sobre o tema “Praia Local, Lixo Global: a importância da educação ambiental”, e Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas, sobre “A eficiência da reciclagem das latinhas para o combate ao lixo no mar”.

clica