Direito Global
blog

Dia Internacional de Combate às Drogas

O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado anualmente, amanhã, dia 26 de junho, e visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987. A data é muito importante, uma vez que as drogas são um grave problema em todo mundo, sendo consideradas uma questão de saúde pública.

O uso dessas substâncias tem um grande impacto negativo para toda a sociedade, até mesmo quando falamos de drogas lícitas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “nas Américas, o uso de drogas surgiu como um contribuinte significativo tanto para a incapacidade quanto para a morte”. Ainda de acordo com a organização, observou-se “um aumento de quase três vezes nas mortes por transtornos causados pelo uso de drogas nas Américas entre 2000 e 2019”.

Os problemas respiratórios e cardiovasculares, cânceres, infertilidade, lesões no fígado e problemas no aparelho digestório são alguns dos efeitos crônicos observados pelo uso de drogas. O álcool, por exemplo, muitas vezes visto como inofensivo, é responsável por causar cirrose e hepatite alcoólica. O cigarro está relacionado com o desenvolvimento de pneumonia, bronquite, enfisema pulmonar, úlcera digestiva e câncer.

Muitas drogas, ainda, causam dependência, ou seja, a pessoa sente a necessidade de usar determinada droga de maneira frequente. Pessoas que sofrem com a dependência, seja física, seja psicológica, apresentam grande dificuldade em se livrar do uso de drogas. Em determinadas situações, a pessoa coloca a droga como prioridade, afetando negativamente sua vida pessoal e profissional.

Não podemos deixar de mencionar também que o tráfico é responsável por uma grande quantidade de mortes no Brasil e no mundo. Muitas pessoas são mortas, por exemplo, por não pagarem suas dívidas com traficantes, durante operações policiais que visam a combater o tráfico e durante disputas por pontos de vendas de drogas.

Essa guerra não leva à morte apenas as pessoas diretamente ligadas com a venda e o consumo de drogas, sendo frequente as notícias de mortes de pessoas inocentes, incluindo crianças. Portanto, combater o consumo de drogas é importante também para reduzir toda a problemática que envolve o tráfico de drogas e afeta de maneira tão triste a nossa sociedade.”

clica