Direito Global
blog

Crescem golpes nos credores de precatórios

O Tribunal de Justiça do Amazonas publicou um alerta aos credores de precatórios sobre a incidência cada vez maior de golpes contra esse público. De acordo com o órgão, criminosos se passam por advogados e servidores para solicitar pagamentos em troca de uma antecipação no recebimento de valores, em contatos que acontecem por meio de ligação telefônica ou mensagem no Whattsapp

O alerta publicado em junho é mais um de uma série de avisos que vem sendo dados por diferentes órgãos estaduais e institutos, pelo menos, desde o começo deste ano. Aposentados são o principal alvo das tentativas de fraude, que se aproveitam da demora judicial para liberação de valores de indenizações, com processos que costumam levar anos até uma resolução, entre audiências, decisões e recursos, para obter transferências por meio do Pix ou o pagamento de boletos fraudulentos.

Para justificar o envio do dinheiro, os criminosos falam em quitação de certidões pendentes, antecipação de valores impostos ou outras requisições para agilizar a liberação do dinheiro; as indenizações, normalmente, têm valores altos. Vídeos e imagens de supostos sistemas internos de tribunais são usados para dar mais aparência de veracidade aos pedidos, assim como informações pessoais e dos próprios processos movidos pelas vítimas, que podem ser públicas ou vazadas.

clica