Direito Global
blog

Dia da Protetora de vítimas de estupro

O Dia de Santa Maria Goretti é celebrado amanhã, dia 6 de julho. A data é uma homenagem a santa considerada a protetora das vítimas de estupro e a padroeira da castidade, da pureza de coração e do perdão. Santa Maria Goretti morreu com apenas 11 anos de idade, após ser violentamente atacada numa tentativa de estupro. Antes de morrer, no entanto, Goretti perdoou o seu agressor e disse “esperar encontrá-lo no Céu”.

Maria Goretti nasceu em Corinaldo, na Itália, em 16 de outubro de 1890. Pertencia a uma família muito pobre, mas que sempre foi temente a Deus. Eles viviam numa fazenda, dividindo a casa com um pai viúvo e seus filhos. Entre os jovens estava Alessandro Serenelli, de 20 anos, e que sempre tentava assediar Maria Goretti, mas esta nunca cedia ao rapaz e pedia para que este respeitasse a sua castidade.

Certo dia, irritado com a resistência de Goretti, Alessandro tentou estuprar a menina, mas a jovem lutou com o rapaz e começou a rezar pedindo proteção. Vendo que não conseguiria satisfazer os seus desejos, Alessandro pegou uma faca e desferiu 11 golpes no corpo de Maria, que correu para salvar sua vida. Neste momento, o rapaz acertou mais 3 facadas na jovem, que caiu no chão.

O pai de Alessandro foi quem resgatou a menina e levou-a ao hospital, mas devido aos graves ferimentos, a jovem não resistiu e morreu. No entanto, antes de falecer, Maria Goretti perdoou o seu agressor e disse que ainda esperava encontrá-lo no Paraíso ao seu lado.

Alessandro foi preso por seu crime e condenado a 30 anos de prisão. Muito arrependido, o rapaz entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, quando saiu da reclusão, vivendo a trabalhando durante o resto da sua vida no mosteiro.

Maria Goretti morreu com apenas 11 anos de idade, em 6 de julho de 1902. Os seus atos de firmeza e compaixão fizeram com que fosse canonizada em 1950, pelo Papa Pio XII. Na ocasião estavam presentes mais de 400 mil pessoas, entre elas Alessandro Serenelli.