Direito Global
blog

Dia do Protetor dos hospitais e dos doentes

O Dia de São Camilo é comemorado anualmente em 14 de julho. Esta data é celebrada por toda a Igreja Católica, homenageando a figura de Camilo de Léllis, um religioso italiano conhecido por ser o fundador da Ordem dos Camilianos ou Ordem dos Ministros dos Enfermos. Atualmente, São Camilo é considerado o protetor dos hospitais e dos doentes.

Camilo de Léllis nasceu em 25 de maio de 1550, na cidade de Bucchianico, na Itália. Perdeu a mãe muito cedo e o pai, militar, faleceu na sua adolescência. Camilo levou tornou-se militar e participou de várias batalhas e também atuou como enfermeiro. Ao voltar para a cidade natal, acabou viciado no jogo e precisou ser hospitalizado. Ao ver o tratamento desumano que os doentes recebiam, inspirou-se para fundar uma Ordem religiosa que cuidasse exclusivamente do enfermos. Assim, em 1586, a Ordem dos Camilianos é aprovada e ajuda nas necessidades de uma grande cidade como Roma.

Normalmente, durante esta data são feitos procissões e grupos de orações em homenagem a São Camilo, para que proteja os enfermos e profissionais que trabalham nos hospitais. O dia 14 de julho foi escolhido por ser a data de sua morte, em 1614, em Roma, na Itália.

clica