Direito Global
blog

Nova Carteira de Identidade Nacional

A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) começa a ser emitida hoje (26.07). O documento não terá mais o número de RG (Registro Geral), que deixará de existir. A nova identidade trará apenas o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, válido para todo o país. O primeiro estado a começar a emitir a nova identidade é o Rio Grande do Sul. Em agosto, o documento será emitido também no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná, de acordo com cronograma do Ministério da Justiça.

Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento. Os gaúchos iniciam a mudança, pois precisaram fazer poucos ajustes, como a integração com a Polícia Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral. Por outro lado, a mudança não exige que o cidadão corra para fazer a substituição: os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita.

O novo Registro Geral terá os seguintes prazos de validade: 0 a 12 anos: validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos; a partir de 60 anos, validade indeterminada.