Direito Global
blog

Concessão por 20 anos do Maracanã

O governo do Rio de Janeiro anunciou o lançamento do edital para definir com quem ficará a concessão do complexo do Maracanã pelos próximos 20 anos. A licitação vai ocorrer no dia 27 de outubro. O vencedor da concessão vai poder explorar todo o Complexo do Maracanã, que compreende o estádio de futebol e o ginásio do Maracanazinho. Flamengo e Fluminense , atuais administradores, desejam continuam no controle do complexo. O Vasco também já expôs o interesse de participar da administração do Maracanã.

Inclusive, o desejo do cruzmaltino de mandar partidas da Série B no estádio tem gerado conflitos com a dupla Fla-Flu. O episódio mais recente foi a negativa do Consórcio Maracanã para o Vasco utilizasse o estádio no jogo contra a Chapecoense , no próximo domingo, na estreia do reforço Alex Teixeira. O jogo acontecerá em São Januário. Anteriormente, o Vasco ganhou na Justiça o direito de jogar no Maracanã contra o Sport.

Uma das exigências contidas no edital é a necessidade de realização de ao menos 70 jogos de futebol no estádio do Maracanã – 54 deles em competições nacionais, como Série A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, e internacionais, como Libertadores da América e Sul-Americana. Além de 12 eventos anuais para o Maracanãzinho – olímpicos ou não.