Direito Global
blog

Justiça Cidadã em Roraima

Os municípios de São João da Baliza e Caroebe, em Roraima, foram contemplados nesta semana com Postos Avançados de Atendimento do Poder Judiciário. Com as inaugurações, 87,5% da população do Estado já contam com antedimento fixo e permanente do Poder Judiciário, integrando o Justiça Cidadã, maior programa de interiorização da justiça da história de Roraima, reconhecido como modelo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o juiz do CNJ, João Azambuja, presente nas inaugurações, o Justiça Cidadã é referência na inclusão digital como ferramenta de transformação judiciária, para promover acesso à justiça às pessoas que não tenham acesso físico ao Poder Judiciário.

De acordo com o Juiz do CNJ Dorotheo Neto, que também prestigiou as inaugurações em São João da Baliza e Caroebe, tribunais como o TRT-14 de Rondônia e Acre, e o TJ do Amapá, já se inspiraram no projeto roraimense Justiça Cidadã. O presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, registrou com alegria o sucesso do programa que está levando justiça e cidadania a toda a população do Estado, destacando a capacidade do povo roraimense em criar soluções de acesso à justiça que possam ser aplicadas em todos os tribunais do país.