Direito Global
blog

Einstein, Senna, Beethoven, Gandhi, Paul e Pelé

O Dia Mundial do Canhoto é comemorado anualmente em 13 de agosto. A data surgiu no Reino Unido e foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. Canhoto é a pessoa que escreve ou utiliza predominantemente a mão esquerda, enquanto que uma pessoa destra utiliza a mão direita para realizar a maioria das atividades corriqueiras, como escrever, por exemplo.

Canhotos famosos ao longo da história: Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1. Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo. Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano. Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90. Leonardo Da Vinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.

Mais canhotos famosos: Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia. Machado de Assis: escritor brasileiro e autor de obras icônicas como, “Dom Casmurro”, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano. Napoleão Bonaparte: imperador francês. Paul McCartney: baixista dos Beatles. E Pelé: o atleta do século XX chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.

O Dia do Canhoto foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976. Porém, esta data só foi oficializada na década de 1990, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutava contra o preconceito que sofriam por serem canhotos.