A Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-17 (ES) realizou reunião de trabalho com o objetivo de conhecer os detalhes técnicos e o andamento dos projetos de instalação de usinas fotovoltaicas no telhado do edifício-sede e nos prédios das varas do trabalho de Nova Venécia, São Mateus e Linhares. A medida visa conjugar esforços na implementação de programas e ações de energia limpa com foco no gasto público eficiente e com menor impacto ambiental.
O projeto
O engenheiro eletricista do Tribunal, Walace do Nascimento, explica que “as usinas fotovoltaicas são constituídas por painéis de fotocélulas que absorvem a luz solar e a transformam em corrente elétrica contínua. Ao passar por um inversor, essa corrente é convertida em corrente alternada e disponibilizada na rede de transmissão e distribuição”.
A previsão da Secretaria de Infraestrutura, Manutenção e Serviços é de que as primeiras usinas comecem a operar já no primeiro trimestre de 2023 e gerem uma economia de 100% no consumo de energia elétrica nas varas do interior e de aproximadamente 10% no edifício sede.