O juiz de Direito Ângelo Augusto Graça Mendes, da 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Roraima, determinou a busca e apreensão de uma aeronave, vendida de forma ilícita pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), após a empresa D’Goold Empreendimentos alegar ser a legítima proprietária do bem e apresentar um pedido de liminar para sua recuperação. O avião foi, efetivamente, apreendido no Aeródromo Barra do Vento, localizado em Boa Vista, em novembro de 2022.
Segundo consta na decisão, a aeronave foi comprada da Construtora Mtec Geotecnia Ltda-Me, em 2021. O transporte, segundo a empresa, estava no hangar de Antônio José Pinho Beserra, conhecido como “Timbó”, proprietário do local onde o avião estava. A empresa alega que Antônio, em cumplicidade com o governador Denarium teria vendido o transporte e entregue as chaves para Valdir José do Nascimento, conhecido como “Japão”, que já foi investigado por crimes envolvendo garimpo ilegal.
De acordo com o processo, a aeronave com o prefixo PR-CAU, número de série 721087, tipo ICAO P32R, pertencia a um empresário do Pará, que tinha dívida não paga com o governador de Roraima.