Direito Global
blog

Morre embaixador Baena Soares

Faleceu hoje (7), no Rio de Janeiro, o embaixador João Clemente Baena Soares, um dos diplomatas brasileiros mais admirados da História. Entre as funções relevante que exerceu esteve a de secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), um dos mais elevados cargos já ocupado por um brasileiro em organização internacional, para o qual foi eleito em 1984. Seu filho, Rodrigo Baena Soares, é embaixador em Moscou desde 2021.

Nascido em Belém do Pará em 1931, Baena Soares formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e recebeu título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade do Quebec, no Canadá. Ingressou no Serviço Exterior Brasileiro em 1953 e serviu em postos nos Estados Unidos, no Paraguai, em Portugal, na Guatemala, na Itália e na Bélgica.

Foi diretor do Departamento de Organismos Internacionais e, entre 1979 e 1984, Secretário-Geral do Itamaraty, mais alta posição na hierarquia da carreira diplomática. Durante mais de 40 anos de carreira diplomática, Baena Soares – cuja excelência profissional, carisma e determinação inspiraram gerações de colegas – serviu o país com competência e dedicação ímpares e desempenhou papel fundamental na condução da política externa brasileira.

Em nota, Ministério das Relações Exteriores expressou à família e aos amigos “as mais sentidas condolências de todos seus colegas”.