Direito Global
blog

TRT alerta para e-mails falsos

O TRT da 18ª Região (GO) alerta que estão sendo enviadas, a advogados e partes em processos, falsas comunicações eletrônicas com endereço de e-mail e domínio do site institucional do tribunal. Com o assunto “Notificação de Processo Trabalhista” ou “Processo Judicial Eletrônico”, ou outros temas, os e-mails possuem anexos e/ou links que, ao serem acessados, podem conter vírus ou qualquer outra aplicação maliciosa.Alerta de e-mail falso. O tribunal esclarece que não envia e-mails a partes e advogados com arquivos, anexos ou links. Portanto, mensagens dessa natureza, em nome do TRT ou de Varas do Trabalho, não devem ser abertas e, sim, apagadas.

O TRT-18 avisa que são pessoas mal intencionadas que estão tentando acessar suas informações pessoais. O número de vítimas que recebem esse tipo de mensagem é cada vez maior e mensagens falsas voltam a ser enviadas com tentativas de golpe via e-mail de tempos em tempos. Nos últimos dias, uma advogada entrou em contato com o TRT-18 para alertar sobre o recebimento de uma comunicação falsa, supostamente enviada pela 13ª Vara Trabalhista.

As mensagens falsas são elaboradas por criminosos que usam a tecnologia para enganar vítimas e aplicar golpes e fraudes. Essas mensagens são conhecidas como “phishing scam”. A palavra phishing vem de uma analogia com o termo fishing, que significa pescaria em inglês. Elas funcionam como iscas para “pescar” senhas e outros dados do usuário, sobretudo informações bancárias. Geralmente, as mensagens sugerem que é preciso baixar um arquivo ou clicar em algum link. Se a vítima seguir a orientação do e-mail, ela poderá infectar o computador involuntariamente com programas maliciosos ou ser direcionada para páginas falsas (com nome e aparência semelhantes às verdadeiras) onde os dados poderão ser capturados.