Os membros do Instituto Victor Nunes Leal manifestam sua profunda consternação e tristeza diante do falecimento de seu ilustre Presidente, o Ministro Sepúlveda Pertence. Este é, sem dúvida, um dia de luto para todos nós e para o Brasil como um todo, visto que perdemos um dos mais notáveis personagens do Direito brasileiro.
O Ministro Sepúlveda Pertence nasceu em 1937 e, desde então, marcou sua presença incontestável no âmbito jurídico do Brasil. Advogado de formação em Belo Horizonte, galgou os mais elevados postos do Judiciário, tendo ocupado a cadeira de Ministro do Supremo Tribunal Federal de 1989 a 2007, período no qual sua atuação se caracterizou pela intransigente defesa da lei, dos direitos humanos e da democracia.
Enquanto Presidente do nosso Instituto, o Ministro Sepúlveda Pertence deu continuidade ao seu inestimável trabalho de formação e aprimoramento da comunidade jurídica, sempre pautado pelos mais rigorosos princípios de justiça, equidade e liberdade.
De personalidade singular, Sepúlveda Pertence era conhecido por sua lucidez e espírito inovador, representando para todos nós uma fonte de inspiração e orientação, com sua sabedoria, seu compromisso com a excelência e sua profunda crença na justiça social.
Sua ausência será sentida de maneira intensa e imensurável, mas seu legado permanecerá perpetuamente entre nós, seja através de suas ideias, seja por meio da incansável atuação de seus filhos, Eduardo e Evandro Pertence, também membros ativos do Instituto Victor Nunes Leal.
O Instituto Victor Nunes Leal se compromete a continuar honrando a memória do Ministro Sepúlveda Pertence, fiel à missão que nos foi confiada, inspirados em seu exemplo e orientados por suas lições.
Nossos sinceros sentimentos.Os membros do Instituto Victor Nunes Leal manifestam sua profunda consternação e tristeza diante do falecimento de seu ilustre Presidente, o Ministro Sepúlveda Pertence. Este é, sem dúvida, um dia de luto para todos nós e para o Brasil como um todo, visto que perdemos um dos mais notáveis personagens do Direito brasileiro.