O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou o lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de construção do “Centro de Práticas Pedagógicas Desembargadora Liana Belém Pereira Mendonça de Souza”, onde passará a funcionar toda a estrutura da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da Escola Judicial do Amazonas (Ejud), que hoje dividem o espaço com outros setores do TJAM no Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes.
O local, que deverá ser inaugurado até dezembro de 2024, receberá o nome da desembargadora Liana Mendonça, como homenagem póstuma à magistrada, falecida em maio de 2022. A procuradora de Justiça e filha de Liana, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza e demais familiares participaram da cerimônia. O novo prédio será construído ao lado da Sede do TJAM, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Sul, em terreno que pertence ao Poder Judiciário. O “complexo pedagógico, conforme projeto de infraestrutura, abrangerá um prédio com quatro pavimentos e térreo. O térreo contemplará ambientes como: auditório adaptado para o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD); sala para T.I, Central de Processamento de Dados; sala de som; banheiros e outros ambientes.
O primeiro e o segundo pavimentos vão contemplar a secretaria da Esmam; secretaria da Ejud; cinco salas de aulas; salas para professores, dos coordenadores e diretores; sala para reunião; banheiros e outros ambientes. O terceiro e o quarto pavimentos contemplarão: biblioteca; Central de Processamento de Dados; salas de estudo; área técnica; banheiros e outros ambientes. E toda a construção será dotada de medidas de acessibilidade, bem como de segurança.