Com pouco mais de quatro anos de existência, o jornal O Poder de Pernambuco, foi responsável por um furo que tem tido repercussão nacional nos últimos dias: o fim de uma guerra política de mais de 100 anos no sertão daquele estado. Na verdade, a publicação divulgou em primeira mão que pela primeira vez em 111 anos, as famílias Ferraz e Novaes sairão juntas numa chapa à prefeitura do município de Floresta, nas eleições deste ano. Uma articulação que chegou a chamar a atenção tanto de historiadores como de políticos de um modo geral, no Congresso.
O representante de uma das famílias será candidato a prefeito e o representante da outra, candidato a vice. A cidade virou uma festa, por conta da paz finalmente selada, uma vez que até tentativa de homicídio – de ambos os lados – já houve no meio dessa briga. Floresta fica no Sertão de Itaparica. A chapa, lançada sábado (15/06), é encabeçada pelo médico Severino Ferraz (Podemos), conhecido como Dr. Severininho, e Rinaldo Novaes (PSB) na condição de vice.
A articulação foi definida pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e pelo ex-deputado Rodrigo Novaes, hoje conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). A última vez em que os dois grupos estiveram juntos foi em 1913, com Antônio Serafim de Souza Ferraz, o Antônio Boiadeiro, como prefeito, e o Major João Novaes sendo o vice. De lá até hoje, a disputa pelo poder na região tem sido ferrenha.
“Vimos a necessidade e a importância de acabarmos com os problemas que no passado aconteceram entre as nossas famílias, porque os motivos que nos unem são infinitamente maiores do que os que nos separaram no passado”, justificou Fabrizio Ferraz. O deputado ressaltou que as negociações se deram no início desta legislatura, antes de Rodrigo Novaes ser eleito para o TCE. Na condição de conselheiro, o ex-deputado não pode participar de campanhas políticas. Para assumir o cargo, em maio do ano passado, ele precisou desfiliar-se do PSB.
Até tentativa de homicídio
Para se ter ideia do grau de beligerância entre as duas famílias, em março de 2010, depois de um período de trégua, três homens em um Fiesta, no município de Paulista, Grande Recife, tentaram assassinar a tiros o policial civil Carlos César Florentino Novaes, 34 anos. A vítima disse em depoimento ter sofrido tentativa de homicídio em consequência da rixa entre os grupos políticos. Com a anistia recíproca, espera-se que os temos de violência entre as duas famílias tenha chegado ao ponto final.
Nos comentários e repercussões divulgados nos últimos dias, o que mais os historiadores e cientistas políticos lembram é que uma guerra política parecida e dessa dimensão foi observada no município de Exu, também em Pernambuco, entre os Alencar e os Sampaio. A paz se deu nos anos 80, com a interferência do cantor Luiz Gonzaga, filho da terra, que muito pediu e articulou a união com o apoio do ex-vice-presidente e ex-governador pernambucano Marco Maciel.
O jornal O Poder tem se destacado pelo número grande de acesso na internet para leitura nos últimos anos e pela preocupação em fazer uma cobertura nacional qualificada, que passa tanto por Pernambuco, como por todo o país. Tem como editor e criador o jornalista e publicitário José Nivaldo Júnior. O editor geral é o jornalista Antonio Magalhães e a editora nacional, lotada em Brasília, é a jornalista Hylda Cavalcanti.