A presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro (CPERJ), Maíra Fernandes irá promover no próximo dia 12 de junho ato em comemoração aos 90 anos de criação do Conselho. A cerimônia será realizada no auditório da Escola de Gestão Penitenciária , na rua Senador Dantas, no centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, serão homenageados três ex-presidentes do Conselho: Antônio Carlos Barandier, decano do CPERJ e, postumamente, aos ex-dirigentes Augusto Thompson e George Tavares.
Criado há 90 anos, o então Conselho Penitenciário do Distrito Federal é um órgão consultivo e fiscalizador da execução da pena. Tudo começou numa reunião presidida pelo advogado Cândido Mendes de Almeida e que contou, inclusive, com a presença de figuras renomados da vida nacional, como Juliano Moreira, Lemos Brito e Sobral Pinto.
O Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro é vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e integrado por membros nomeados pelo Governador do Estado, dentre professores e profissionais da área de Direito Penal, Processual Penal ou Execução Penal, bem como representantes da comunidade, profissionais de saúde e psicólogos que atuem na área penitenciária.
À frente do Conselho desde 2011, a advogada Maíra Fernandes tornou-se a primeira mulher a presidir o colegiado em 90 anos.