Direito Global
blog

Casamento na prisão

“Estou muito feliz e emocionado. A cerimônia de casamento é uma coisa diferente no mundo do preso, uma data que faz a gente refletir, muda nossa rotina e faz a gente querer uma nova vida”, disse Jobson da Silva, de 35 anos, ao participar do casamento coletivo realizado no Núcleo Ressocializador de Maceió (AL), dentro do Complexo Prisional de Alagoas. A cerimônia, promovida pelo Poder Judiciário em parceria com a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), oficializou a união de 256 detentos das diversas unidades prisionais do Estado.

Preso desde os 18 anos de idade, Bruno Vitor Novais, hoje com 23 anos, oficializou sua união com Maria Solange Nunes da Silva, de 22 anos. Eles se conheciam há mais de cinco anos e há seis meses namoram. Bruno está terminando de cumprir sua pena e faz planos para um futuro próximo. “Termino de cumprir minha pena ainda neste mês. Quando sair daqui quero morar com ela, fazer faculdade, ter filhos e uma vida nova”, contou. José Félix Novais, pai de Bruno Vitor, emocionou-se com a oportunidade de participar do casamento do filho e falou da expectativa de vê-lo sair da penitenciária em breve. “Ver meu filho ser preso tão jovem foi muito triste. Estamos esperando ele voltar para casa logo e recomeçar a vida”.

O casal Cristiane da Silva, 23 anos, e Jadson Tavares do Nascimento, 27 anos, tinham mais motivos para comemorar. Grávida de oito meses, a noiva vai poder contar com a presença do marido quando o bebê chegar, já que Jadson termina de cumprir pena em novembro. “Estou muito feliz porque estou com ela e com meu filho que vem por aí. Quando ele nascer eu vou poder cuidar e ajudar no que for preciso”, disse Jadson.