Direito Global
blog

Sob novo comando

O juiz federal Roberto Veloso, de 52 anos, toma posse como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) amanhã (15), no Clube Naval de Brasília, para o biênio 2016/2018. A chapa Avançar Sempre venceu as eleições da entidade com 97,5% dos votos válidos.

Veloso promete dedicação para que a Ajufe seja cada vez mais reconhecida e respeitada. “Iremos trabalhar para que os juízes tenham a garantia de um tratamento respeitoso. É uma tarefa grande, por isso contamos com a união de todos os associados nessa busca”, disse

Entre as principais metas do mandato, estão a defesa intransigente da Operação Lava Jato e do instituto da colaboração premiada, aliada à necessidade do fortalecimento da magistratura e da Justiça brasileira. A luta pela ampliação dos cinco atuais Tribunais Regionais Federais (TRFs) e a implementação das novas quatro cortes criadas pela Emenda Constitucional 73, são outras demandas.

O juiz federal também pretende se dedicar a ampliação da participação dos juízes federais na Justiça Eleitoral e a transparência dos processos administrativos do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Ex-presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), Roberto Veloso graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (1987) e tem mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O magistrado atuou como professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão e professor doutor do Uniceuma. Foi titular da Vara Ambiental e Agrária do Maranhão, ocupou o cargo de diretor para Assuntos da Magistratura da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região e é membro da Comissão de Juristas encarregada de elaborar o novo Código Eleitoral.

Em seu currículo, destaca-se também a participação como membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e a coordenação do Curso de Especialização em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Roberto Veloso já atuou como promotor de Justiça do Maranhão e também juiz dos tribunais regionais eleitorais do Piauí e do Maranhão.