Direito Global
blog

Robô humanoide na justiça

Será na próxima terça-feira, dia 17, o “Justiça 4.0 – Inteligência Artificial e Soluções Tecnológicas do Poder Judiciário de Roraima”. O evento, no Teatro Municipal, apresentará os últimos recursos criados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) para fazer o Poder Judiciário roraimense mais rápido e eficiente.

E para promover esse momento de discussões e apresentações de novidades em Roraima, o TJRR está trazendo o primeiro robô humanoide do mundo, chamado de Ju, que utiliza IA (Inteligência Artificial), rede neural, tem pele sintética e hardwares exclusivos para simular perfeitamente um humano. O protótipo foi desenvolvido por meio de parceria entre duas empresas americanas e uma brasileira.

O presidente do TJ-RR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destaca que o Poder Judiciário de Roraima vem intensificando investimentos e esforços no uso de inovações tecnológicas e da inteligência artificial por entender que são ferramentas importantes para oferecer um serviço judicial de excelência para a população.

Cavalcanti adiantou que entre os sistemas por inteligência artificial apresentados pelo TJ-RR no evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma ferramenta que vai reduzir o tempo médio de transcrição de depoimentos e, com isso, agilizar a emissão de sentenças e melhorar as condições de trabalho de magistrados e servidores; outro que vai facilitar o cumprimento das citações e intimações; além de soluções tecnológicas, como o aplicativo que vai oferecer, de maneira cômoda e rápida, de onde o interessado estiver, o acesso aos Juizados Especiais, com ações consideradas mais simples, ou seja, aquelas de até 20 salários mínimos.