Direito Global
blog

Coadem em Ponta Grossa

O ex-presidente nacional da OAB e delegado permanente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), Roberto Busato participou da reunião da entidade internacional e que pela primeira vez se reuniu na sede da subseção da OAB de Ponta Grossa-PR. Representantes da advocacia do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai debateram projetos e ações, além de discutir temas de integração para a advocacia da região.

Além do Conselho Federal da OAB, o Coadem é composto pela Federação Argentina de Colégio de Advogados (Faca), pelo Colégio de Advogados do Uruguai (CAU) e pelo Colégio de Advogados do Paraguai (CAP). São realizados quatro encontros a cada ano, com alternância das sedes. A última reunião foi realizada em Montevidéu.

“O Conselho atua há 30 anos com três grandes objetivos: a integração, a defesa conjunta das prerrogativas da advocacia e a defesa do estado democrático de direito. As assembleias sempre tratam de questões práticas do exercício profissional dos quatro países e algumas questões que afetam os advogados que atuam em processos do Mercosul”, esclareceu o presidente do Coadem, o uruguaio Bernardino Real.

“A criação do Coadem veio ao encontro das características que unem a advocacia ao redor do mundo. Nossas grandes lutas são comuns e aqui relaciono aquelas em prol dos direitos humanos, da cidadania, da democracia; o combate à corrupção e aos privilégios, a defesa das liberdades e a promoção da igualdade”, destacou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.