Direito Global
blog

Vara antiga de Feijó

A Justiça do Trabalho em Feijó, a 360 quilômetros da capital Rio Branco, no Acre,, foi instalada nem setembro de 1994, por meio da lei nº 8.432/1992, e ao marcar seus 25 anos de funcionamento, o Núcleo de Gestão Documental do TRT-14 destaca registros históricos da atuação da unidade.

Nove anos depois de instalada, em 2003, o então desembargador Mário Sérgio Lapunka, em sua gestão na Presidência do Regional, efetivou um convênio com o Banco do Brasil para a construção das sedes próprias das varas do trabalho em Feijó e Epitaciolândia, o que foram concluídas para dar maior comodidade e infraestrutura para o funcionamento.

Em 6 de novembro de 2006, na Presidência do Regional, a então juíza Elana Cardodo Lopes, é inaugurada a sede própria da Vara do Trabalho de Feijó, que se deu em face das condições precárias nas antigas instalações (foto), dificultando até mesmo a prestação digna de atendimento. Quatorze anos após a instalação da VT em 1994, mediante a Resolução Administrativa n° 77/2008 e a Portaria n° 2970, de 21/11/2008, a jurisdição das VTs dos municípios de Jordão e Tarauacá foram transferidas para a de Feijó.

A Vara do Trabalho de Feijó vem cumprindo sua missão que é levar justiça aos jurisdicionados nessas regiões mais distantes dos centros urbanos, cumprindo dessa forma uma das tarefas primordiais que é garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros, através da presença efetiva de magistrados e realizações de ações sociais, como Justiça do Trabalho vai à Escola, Justiça do Trabalho de Portas Abertas, entre outros, além de atendimentos por meio de Vara Itinerante.