Direito Global
blog

Uma saída pelo cooperativismo

“O cooperativismo pode ser uma excelente alternativa para sairmos da estagnação econômica gerada pela crise sanitária, que também é política e social, pois temos, hoje, no Brasil, milhões de desempregados.” A sugestão foi feita pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta sexta-feira (17), no webinar Papo com o IAB, que tratou do tema ‘O regime jurídico das cooperativas de trabalho no Brasil e em Portugal’.

O professor Arlindo Donário, da Universidade Autónoma de Lisboa, e o presidente da Comissão de Direito Cooperativo do IAB, Paulo Renato Fernandes da Silva, participaram do debate e concordaram com a presidente do IAB a respeito do potencial de contribuição do cooperativismo para o combate à crise econômica.

Na abertura do evento, transmitido no canal TVIAB no YouTube, Rita Cortez fez uma saudação aos profissionais da área da saúde e também aos familiares das vítimas da Covid-19. Em seguida, destacou as principais características do cooperativismo. “Previsto na Constituição Federal, o cooperativismo, que está assentado nos princípios da solidariedade e da mutualidade, é uma realidade no Brasil e no mundo, embora muitos desconheçam”, afirmou a advogada.