Direito Global
blog

De Disney e Mandela até Niemeyer

No dia 5 de dezembro nasceram ou morreram grandes figuras da cena mundial ou nacional. O super-conhecido em todo o mundo, Walt Disney nasceu em 1901, em Chicago, nos Estados Unidos. Foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da The Walt Disney Company.

Nesse mesmo dia, mas em 2013, morria uma das figuras mais importantes da história: Nelson Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba ou “Tata”.

Morreram, ainda, nesse dia 5 de dezembro, mas em 1891, dom Pedro II, alcunhado o Magnânimo. Foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, tendo reinado o país durante um período de 58 anos. No plano nacional morreu em 2012 o arquiteto Oscar Niemeyer . Ficou conhecido pelos projetos de edifícios, praças e monumentos de Brasília – inclusive o edifício-sede da Ordem dos Advogados do Brasil –  uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos indicados pelos Estados-membros da ONU que projetaram a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Outra figura de destaque mundial, José Carreras, tenor lírico espanhol conhecido em especial pelas suas performances em óperas de Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini, nasceu na Espanha nesse dia em 1946.

 

 

clica