Direito Global
blog

Vaga no Supremo em julho

Desde 31 de julho de 2014, portanto, há quase 7 anos, com a aposentadoria do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, o mais importante tribunal de justiça do país, o STF, não tem um ministro negro. Em julho próximo será aberta uma nova vaga no Supremo com a aposentadoria, por limite de idade, do atual decano Marco Aurélio Mello.

Atualmente aposentado, o ministro Joaquim Barbosa é filiado, desde 2018, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele atuou no STF de 2003 a 2014 nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vaga do então decano da Corte, ministro Moreira Alves. A tese de lançá-lo na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022 é defendida pela bancada do PSB na Câmara dos Deputados.

No ano passado, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, foi nomeado pelo presidente da República um membro da Corte oriundo da região nordeste, até então sem representante no Supremo desde a aposentadoria do ex-presidente Carlos Ayres Britto. O recente ministro Kássio Nunes Marques é nascido em Teresina, no Piaui.